domingo, 1 de maio de 2011

Auto-estima

Auto-estima - é a capacidade que uma pessoa tem de confiar em si própria,  de se sentir capaz de poder enfrentar os desafios da vida, é saber expressar de forma adequada para si e para os outros as próprias necessidades e desejos.
Uma pessoa com boa auto-estima nunca é egoísta. Ao contrário! Aquele que ama a si próprio, respeita-se e, automaticamente, respeita as outras pessoas e jamais desejará prejudicá-las.
(Olga Inês Tessari)


5 comentários:

  1. Este artigo que tu escolheste postar é bastante importante quue esteja presente na educaçao de todos nós,pois a criança/individuo com auto.estima consegue desenvolver potencialidades,integrar-se na sociedade e acima de tudo ser Feliz!

    ResponderEliminar
  2. Olá, o educador tem como finalidade desenvolver crianças felizes que se transformem em adultos realizados, para isso temos que fazer com que elas se sintam confiantes, que acreditem nas suas capacidades e principalmente que gostem de si.
    É importante que as crianças tenham desde muito cedo uma imagem positiva de si próprias, que as ajude a sentirem-se fortes e seguras, de maneira a correrem riscos sem medos, reconhecendo que perder faz parte da vida. Bjs
    Fernanda Carreiro

    ResponderEliminar
  3. É importante que a criança se aperceba das suas capacidades mas também dos seus limites.
    Tendo confiança em si própria e com auto estima elevada, a criança será capaz de enfrentar obstáculos e frustrações do seu dia a dia.
    A auto estima positiva é requisito básico para uma vida feliz não só para a criança como também para nós adultos.
    Nós educadores temos um grande desafio.....

    ResponderEliminar
  4. Olá amiga!..
    A pessoa com auto – estima saudável não se envergonha de dizer:”eu estou errado.”
    A auto – estima é a capacidade de sentirmos a vida e estarmos de bem com ela.
    Temos sempre que ter presente:
    “A pessoa mais especial e importante no mundo, somos nós!”
    “ Só quem entende a beleza do perdão, pode julgar seus semelhantes” (Sócrates). Beijinhos.

    ResponderEliminar
  5. As crianças como seres únicos, belos e puros...são também um pouco "cruéis" uns para os outros, e numa construção da personalidade ainda frágil que é a da criança, a aquisição da auto estima é fundamental, para que possa adquirir defesas para suportar determinadas atitudes menos positivas que acontecem normalmente no quotidiano.

    ResponderEliminar