Jan Amos Komensky, nome original de Comenius, nasceu em 28 de Março de 1592, na cidade de Nivnitz, Républica Tcheca.
Foi o criador da Didática Moderna e um dos maiores educadores do séc. XVII.Concebeu uma teoria humanista e espiritualista da formação do homem. Entre essas ideias estavam: o respeito ao estágio de desenvolvimento da criança no processo de aprendizagem, a construção do conhecimento através da experiência, da observação e da acção e uma educação sem punição mas com diálogo, exemplo e ambiente adequado. Defendia a interdisciplinaridade e a afetividade do educador.
Estudou Teologia na Faculdade de Herbon e elaborou um glossário Latino-Checo no qual trabalhou cerca de 40 anos e que perdeu quando a cidade Leszno foi incendiada.
Com 26 anos regressa à Morávia onde foi professor e pastor religioso. Dirige as escolas do Norte da Morávia. A insurreição da Boémia que dá início à guerra dos 30 anos com perseguição aos não católicos, obrigou Comenius a deixar a igreja.
Em 1628 foi expulso da Boémia e refugiou-se na Polónia. Durante 42 anos percorre a Europa desenvolvendo as suas principais ideias sobre educação e aprofunda um dos grandes problemas epistemológicos do seu tempo – o método.
Escreveu Janua Linguarum Reserata e Didáctica Magna ( 1633-38).
Em 1642 recebe um convite do governo de Estocolmo para promover a reforma do sistema escolar da Suécia onde permaneceu por seis anos, porém as suas ideias religiosas não foram aceites pelos luteranos suecos.
Em 1648 publica o “ Novíssima Linguarum Methodus “.
http://fotolog.terra.com.br/joaoamos:1
Sem comentários:
Enviar um comentário